Overblog
Edit post Follow this blog Administration + Create my blog
25 Oct

ATRIBUTOS DE DEUS SANTIDADE E IMUTABILIDADE

Os Atributos de Deus

por Arthur W. Pink

A santidade de Deus

"Quem não temerá, ó Senhor, e glorificarão o teu nome pois só Tu és santo?" (Ap 15, 4). Só Deus é independente, infinita, imutavelmente santo. Nas Escrituras Ele é frequentemente denominado "o santo": Ele é assim porque a soma de todas as excelências moral é encontrada nEle. Ele é pureza absoluta, imaculada até mesmo pela sombra de pecado. "Deus é luz, e nele não há trevas" (1 Jo 1, 5). Santidade é a excelência da natureza divina: o grande Deus é "glorificado em santidade" (Êx 15:11). Por isso é que lemos: "Tu és tão puro de olhos para ver o mal, e não pode contemplar a iniqüidade" (Hab 1:13).Como de Deus o poder é o oposto da fraqueza natural da criatura; como Suasabedoria está em completo contraste desde o menor defeito de entendimento ou loucura; assim Sua santidade é a própria antítese de toda mancha moral ou contaminação. Do velho Deus designou cantores em Israel ", que deve elogiar a beleza da santidade" (2 Crônicas 20:21). "O poder é a mão de Deus ou no braço; onisciência Seu olho; misericórdia, o seu coração, a eternidade a Sua duração, mas a santidade é a Sua beleza" (S. Charnock). É isso, supremamente, o que o torna agradável para aqueles que são entregues do domínio do pecado.A principal ênfase é colocada sobre essa perfeição de Deus:

"Deus é mais frequentemente denominado Santo do Todo-Poderoso, e estabelecidos por esta parte da sua dignidade mais do que por qualquer outro. Isto é mais fixo na como um epíteto para o seu nome do que qualquer outro. Nunca achamos que expressa" Seu poderoso nome ' ou "Seu nome sábio", mas Seu grande nome, e acima de tudo, o seu santo nome Este é o maior título de honra;. neste último faz a majestade e venerableness de Seu nome aparecer "(S. Charnock).

Esta perfeição, como nenhum outro, é solenemente celebrada diante do Trono do Céu, os serafins clamando: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos" (Is 6, 3). Deus mesmo destaca esta perfeição: "Uma vez jurei pela minha santidade" (Salmo 89:35). Deus jura por Sua "santidade", porque essa é a expressão mais completa de si mesmo do que qualquer outra coisa. Por isso somos exortados: "Cantai ao Senhor santos, ó de Sua, e dai louvores à memória da sua santidade" (Salmo 30: 4). "A santidade pode ser considerado um atributo transcendental, que, por assim dizer, percorre o resto, e lança brilho sobre eles. Ele é um atributo dos atributos" (J. Howe, 1670). Assim, podemos ler: "a beleza do Senhor" (Salmo 27: 4), que não é outro senão "a beleza da santidade" (Salmo 110: 3).

"Como a santidade parece reclamar uma excelência acima de todos os seus outros perfeições, por isso é a glória de todo o resto: como é a glória da divindade, por isso é a glória de toda a perfeição da Divindade, como Seu poder é o força deles, por isso a Sua santidade é a beleza delas;. como tudo seria fraco, sem onipotência para apoiá-los, então tudo seria extraordinariamente sem santidade para enfeitá-las Isso deve ser manchada, todo o resto perderia sua honra, como a mesmo instante, o sol deve perder a sua luz, ele perderia seu calor, sua força, sua geradora e vivificante virtude. Conforme a sinceridade é o brilho de todas as graças, em um cristão, assim é a pureza do esplendor de cada atributo da Divindade. Sua a justiça é uma justiça santa, Sua sabedoria a santa sabedoria, seu poder um "braço santo" (Salmo 98: 1). Sua verdade ou prometer uma "promessa sagrada" (Salmos 105: 42) Seu nome, que significa todos os seus atributos. em conjunto é "santo" (Salmo 103: 1) (S. Charnock).

A santidade de Deus se manifesta em Suas obras . "O Senhor é justo em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras" (Salmos 145: 17). Nada, mas o que é excelente pode proceder dEle. A santidade é a regra de todas as Suasações . No princípio Ele declarou que tudo o que Ele fez "muito bom" (Gn 1:31), que Ele não poderia ter feito nada tinha havido imperfeita ou profana neles. O homem foi feito "em pé" (Eclesiastes 7:29), à imagem e semelhança de seu Criador. Os anjos que caíram foram criados santos, porque nos é dito que "não manteve a sua primeira habitação" (Judas 6). De Satanás está escrito: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que o foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ez 28:15).

A santidade de Deus se manifesta em Sua lei . Essa lei proíbe o pecado em todas as suas modificações: no seu mais refinado, bem como suas formas mais grosseiras, a intenção da mente, bem como a poluição do corpo, o desejo secreto, bem como o ato manifesto. Por isso lemos: "A lei é santa, eo mandamento santo, justo e bom" (Rm 7:12). Sim ". O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos" (Salmo 19: 8,9).

A santidade de Deus é melhor que se manifesta na cruz . Maravilhosamente e ainda mais solenemente faz a exibição expiação santidade e horror ao pecado infinito de Deus. Como o pecado de ódio deve ser a Deus para que Ele puni-lo aos seus desertos extremos quando isso lhe foi imputado para Seu Filho!

"Nem todos os frascos de julgamento que ou serão derramadas sobre o mundo ímpio, nem a fornalha ardente da consciência do pecador, nem a sentença irreversível pronunciada contra os demônios rebeldes, nem os gemidos das criaturas amaldiçoadas, dar essa demonstração do ódio de Deus ao pecado, como a ira de Deus solta a Seu Filho! Nunca a santidade divina parece mais bela e encantadora do que na época semblante de nosso Salvador foi mais prejudicado no meio dos Seus gemidos morrendo. Isto Ele próprio reconhece no Salmo 22 Quando Deus virou o rosto sorridente dele, e enfiou a faca afiada em seu coração, o que obrigou aquele terrível grito dele, 'Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste? " Ele adora esta perfeição-'You são santos "(v.3) (S. Charnock).

Porque Deus é santo Ele odeia todo pecado. Ele adora tudo o que está em conformidade com as Suas leis, e detesta tudo o que é contrário a ele. Sua Palavra declara positivamente, "pessoas más são abomináveis ​​ao Senhor" (Pv 3:32). E, novamente, "Os desígnios dos maus são abominação para o Senhor" (Pv 15:26). Segue-se, portanto, que ele deve necessariamente punir o pecado.O pecado não pode mais existir sem exigir Sua punição do que sem a necessidade de Seu ódio dele. que Deus muitas vezes pecadores perdoados, mas Ele nunca perdoa o pecado ; eo pecador só é perdoado no chão de outro ter nascido a sua punição: pois "sem derramamento de sangue não há remissão" (Hb 9:22). Por isso, é dito: "O Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos" (Naum 1: 2). Por um pecado Deus expulsou nossos primeiros pais do Éden. Por um pecado toda a posteridade de Canaã, caiu sob maldição que permanece sobre eles para este dia (Gn 9:21). Por um pecado Moisés foi excluído do Canaã. Por um pecado servo de Eliseu feriu com lepra. Por um pecado Ananias e Safira foram cortados da terra dos vivos.

Aqui encontramos a prova para a inspiração divina das Escrituras. O regenerado realmente não acredito na santidade de Deus. A concepção de seu personagem é totalmente unilateral. Eles carinho espero que Sua misericórdia vai substituir tudo o resto. "Você pensou que eu era igual a você" (Salmo 50:21) é a acusação de Deus contra eles. Eles só pensam em um "Deus" modelado após os seus próprios corações maus. Daí a sua continuidade no curso de uma loucura louca. Tal é a santidade atribuída à natureza divina e caráter nas Escrituras, que demonstra claramente a sua origem sobre-humana.O caráter atribuído aos "deuses" dos antigos e do paganismo moderno é o inverso do que a pureza imaculada que pertence ao verdadeiro Deus. Um Deus inefavelmente santo, que tem a maior aversão a todo pecado, nunca foi inventado por qualquer um dos descendentes caídos de Adão! O fato é que nada faz mais manifesta a terrível depravação do coração do homem e de sua inimizade contra o Deus vivo, do que tenho posto diante dele Aquele que é infinita e imutavelmente santo. Sua própria idéia de pecado está praticamente limitado ao que o mundo chama de "crime". Qualquer coisa menos do que isso, o homem atenua como "defeitos", "erros", "enfermidades", etc e até mesmo onde o pecado é de propriedade de todo, desculpas e atenuantes são feitas para ele.

O deus que a grande maioria dos cristãos professos "amor" é encarado muito parecido com um velho indulgente, que se não tem gosto pela loucura, mas leniently pisca para as "indiscrições" da juventude. Mas a Palavra diz: "Você odeia todos os que praticam a iniqüidade" (Salmo 5, 5). E, novamente, "Deus está irado com o ímpio todos os dias" (Salmo 07:11). Mas os homens se recusam a acreditar nesse Deus, e ranger de dentes quando o Seu ódio ao pecado é fielmente oprimiam. Não, o homem pecador não era mais provável para conceber um Deus santo do que para criar o lago de fogo no qual ele será atormentado para todo o sempre!

Porque Deus é santo, a aceitação com ele no chão de ações criatura é totalmente impossível. Uma criatura caída pode mais cedo criar um mundo de produzir aquilo que se reuniria a aprovação de infinita pureza. A escuridão pode habitar com Luz? Pode Imaculada ter prazer em "trapos de imundícia" (Isaías 64: 6)? O melhor que o homem pecador traz está contaminado. Uma árvore má não pode dar bons frutos. Deus seria negar a si mesmo, vilipendiar Suas perfeições, se Ele conta como justo e santo aquilo que não o é em si mesmo; e nada é tão que tem a menor mancha sobre ele contrário à natureza de Deus. Mas bendito seja o Seu nome, o que Sua santidade exigiu, a Sua graça providenciou em Cristo Jesus, nosso Senhor. Todo pobre pecador que fugiu a Ele para estandes de refúgio "no Amado" (Ef 1, 6). Aleluia!

Porque Deus é santo a máxima reverência torna nossas abordagens a ele. "Deus é sobremodo tremendo na assembléia dos santos, e para ser reverenciado por todos aqueles que estão sobre Ele" (Salmo 89: 7). Em seguida, "Exaltai o Senhor nosso Deus, e adorar escabelo de seus pés; Ele é santo" (Salmo 99: 5).Sim, "escabelo de seus pés," no menor postura de humildade, prostrado diante dEle. Quando Moisés se aproximava até a sarça ardente, Deus disse: "Tire os sapatos de seus pés" (Êx 3, 5). Ele é para ser servido "com medo" (Salmo 2: 1 1). De Israel Sua demanda foi: "Eu vou te mostrar minha santidade entre aqueles que estão perto de mim. Serei glorificado diante de todo o povo."(Levítico 10: 3). Quanto mais nossos corações ficam admirados com a Sua santidade inefável, mais aceitável será nossas abordagens a ele.

Porque Deus é santo devemos desejar para serem conformes a ele. Seu mandamento é: "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16). Nós não somos convidados para ser onipotente ou onisciente como Deus é, mas "como Aquele que vos chamou é santo, você também está a ser santos em todo o vosso procedimento" (1 Pedro 1:15).

"Esta é a maneira primordial de honrar a Deus. Nós não assim glorificar a Deus por admirações elevados, ou expressões eloqüentes ou serviços pomposos para ele, como quando aspiramos a conversar com Ele com os espíritos não coradas, e viver para Ele em viver como Ele "(S. Charnock).

Então, como só Deus é a fonte ea Fonte de santidade, vamos buscam a santidade d'Ele; deixar que a nossa oração diária seja para que Ele possa "santificar-nos totalmente, e todo o nosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23).

Os Atributos de Deus

por Arthur W. Pink

A imutabilidade de Deus

Imutabilidade é uma das perfeições divinas, que não é suficientemente ponderadas. É uma das excelências do Criador que o distingue de todas as Suas criaturas. Deus é perpetuamente o mesmo: sujeito a nenhuma mudança no seu ser, atributos ou determinações. Portanto, Deus é comparado a um "Rock" (Dt 32: 4, etc), que permanece imóvel, quando todo o oceano circundante é continuamente em um estado flutuante; Mesmo assim, apesar de todas as criaturas estão sujeitas a alterações, Deus é imutável. Porque Deus não tem começo nem fim, Ele pode conhecer nenhuma mudança. Ele é eternamente o "Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tiago 1:17).

Primeiro, Deus é imutável em sua essência . Sua natureza e ser são infinitos e, portanto, sujeito a nenhuma mutações. Nunca houve um tempo em que Ele não era; nunca haverá um momento em que ele deixa de ser. Deus não evoluiu, cresceu, nem melhorou. Tudo que Ele é hoje, Ele nunca foi, e nunca será. "Eu sou o Senhor, não mudo" (Malaquias 3: 6) é a Sua própria afirmação sem ressalvas. Ele não pode mudar para melhor, pois Ele já é perfeito; e ser perfeito, Ele não pode mudar para pior. Ao todo afetado por qualquer coisa fora de si mesmo, melhoria ou deterioração é impossível. Ele é perpetuamente o mesmo. Só Ele pode dizer: "EU SOU O QUE EU SOU" (Êxodo 3:14). Ele é totalmente influenciado pela fuga do tempo. Não há rugas na fronte da eternidade. Portanto o Seu poder jamais pode diminuir, nem Sua glória nunca desaparecer.

Em segundo lugar, Deus é imutável em Seus atributos . Quaisquer que sejam os atributos de Deus eram antes do universo ser chamado à existência, são precisamente o mesmo agora, e permanecerá assim para sempre.Necessariamente assim; pois são as próprias perfeições, as qualidades essenciais do seu ser. Semper idem (sempre o mesmo) é escrito através de todos eles. Seu poder é inabalável, Sua sabedoria não diminuída, Sua santidade imaculada. Os atributos de Deus não pode mais mudar de Divindade pode deixar de ser. Sua veracidade é imutável, pois a Sua Palavra é "para sempre ... permanece no céu" (Salmo 119: 89). Seu amor é eterno: "Eu vos tenho amado com um amor eterno" (Jr 31, 3), e "tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 13, 1). Sua misericórdia não cessa, pois é "eterno" (Salmo 100: 5).

Em terceiro lugar, Deus é imutável em Seu conselho . Sua vontade nunca varia. Talvez alguns estão prontos para objetar que devemos ler o seguinte: "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem" (Gn 6: 6). Nossa primeira resposta é, então as Escrituras se contradizem? Não, isso não pode ser. Números 23:19 é bastante claro: "Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa." Assim também em I Samuel 15:29, "A Força de Israel não mente nem se arrepende. Pois Ele não é homem, para que se arrependa" A explicação é muito simples. Quando se fala de Si mesmo, Deus freqüentemente acomoda a Sua linguagem às nossas capacidades limitadas. Ele se descreve como vestidos com os membros do corpo, como olhos, ouvidos, mãos, etc Ele fala de si mesmo como "acordar" (Salmos 78:65), como "madrugando" (Jeremias 7:13); Ele ainda não dormita nem dorme. Quando ele institutos de uma mudança em Seu trato com os homens, ele descreve sua conduta como "arrepender-se.

Sim, Deus é imutável em Seu conselho. "Os dons ea vocação de Deus são sem arrependimento" (Rm 11:29). Tem que ser assim, pois "Ele está em uma só mente, e que pode se transformar por Ele, e qual a sua alma deseja, mesmo que Ele faz" (Jó 23:13).

"Mudança e decadência em todo vemos,
Maio Aquele que não muda cumprir contigo. "

De Deus propósito nunca se altera. Uma das duas coisas faz com que um homem a mudar de idéia e reverter seus planos: falta de previsão para antecipar tudo, ou a falta de poder para executá-los. Mas como Deus é onisciente e onipotente nunca há qualquer necessidade de ele rever Seus decretos. Não, "os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração por todas as gerações" (Salmo 33:11). Por isso lemos sobre "Seu propósito imutável" (Hb 6:17).

Aqui podemos perceber a distância infinita que separa a maior criatura do Criador. De criatura e mutabilidade são termos correlatos. Se a criatura não era mutável por natureza, não seria uma criatura; seria Deus. Por natureza, temos a tendência em direção ao nada, uma vez que veio do nada. Nada impede que nossa aniquilação, mas a vontade e manter o poder de Deus.Ninguém pode sustentar-se um momento único. Somos inteiramente dependentes do Criador para cada respiração que desenhar. Nós possuímos de bom grado com o salmista: Você "mantém nossa alma em vida" (Salmo 66: 9).A realização desta deve fazer-nos deitar-se debaixo de um senso de nossa própria nulidade na presença dAquele em quem "vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17:28).

Como criaturas caídas que não são apenas mutáveis, mas tudo em nós se opõe a Deus. Como tal, são "estrelas errantes" (Judas 13), fora de nossa órbita adequada. "Os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar" (Isaías 57:20). O homem caído é inconstante. As palavras de Jacó referentes Reuben aplicar com força total a todos os descendentes de Adão: "impetuoso como a água" (Gn 49, 4). Assim, não é apenas uma marca de piedade, mas também a parte da sabedoria dar ouvidos à essa injunção, "cessar de homem" (Isaías 2:22). Nenhum ser humano deve ser dependia. "Não coloque sua confiança em príncipes, em homens mortais, que não pode salvar" (Salmo 146: 3). Se eu desobedecer a Deus, então eu mereço ser enganado e desiludido pelos meus companheiros. As pessoas que gostam de você hoje, pode te odeio amanhã. A multidão que gritava "Hosana ao Filho de Davi!" rapidamente alterado para "Fora com-o, crucifica-o!"

Aqui é sólido conforto . A natureza humana não pode ser invocado; mas Deus pode! No entanto instável que eu esteja, porém inconstante meus amigos podem provar que Deus não muda. Se Ele variados como o que fazemos; se quisesse uma coisa hoje e outra amanhã; se Ele estivesse controlado por capricho, quem poderia confiar nele? Mas, todo o louvor ao Seu glorioso nome, Ele é sempre o mesmo. Seu propósito é fixo; Sua vontade é estável; Sua palavra é certo. Aqui, então, é uma rocha em que podemos corrigir nossos pés, enquanto a poderosa torrente está varrendo tudo o que nos rodeia. A permanência do caráter de Deus garante o cumprimento de suas promessas: "Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos, mas a minha benignidade não se apartará de ti, nem a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor, que se compadece em ti "(Isaías 54:10).

Nisto está o incentivo à oração . "O conforto seria a rezar para um Deus que, como o camaleão, mudar de cor a cada momento? Quem iria colocar-se uma petição a um príncipe terreno que era tão mutável como a concessão de uma petição, um dia, e negá-la aos outros?" (Stephen Charnock, 1670).

Caso alguém perguntar, mas o que é o uso da oração para Aquele cuja vontade já é fixo? Respondemos: Porque Ele assim o exigir. Que bênçãos Deus prometeu sem que procurá-los? "Se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5:14), e Ele quis tudo que é para o bem de seu filho. Para pedir qualquer coisa contrária à sua vontade não é a oração, mas rebelião rank.

Nisto consiste o terror para o ímpio. Aqueles que O desafiam, que quebraram as leis, que não têm interesse para a Sua glória, mas que vivem suas vidas como se Ele não existisse, não devemos supor que, quando no último clamarão a Ele por misericórdia, Ele irá alterar sua vão, revogar a Sua palavra, e rescindir Suas ameaças terríveis. Não, Ele declarou: "Assim também eu procederei com furor: Meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei" (Ezequiel 8: 18). Deus não vai negar a si mesmo para satisfazer seus desejos. Deus é santo, imutavelmente assim. Por isso Deus odeia o pecado, eternamente odeia. Daí a eternidade do castigo de todos os que morrem em seus pecados.

"A imutabilidade divina, como a nuvem que se interpôs entre os israelitas eo exército egípcio, tem um escuro, bem como um lado de luz Ele garante a execução das Suas ameaças, bem como o desempenho de suas promessas;. E destrói a esperança de que o culpado carinho carinho, que Ele vai ser tudo lenity às Suas criaturas frágeis e falíveis, e que eles vão ser muito mais leve do que lidou com as declarações de Sua própria Palavra nos levaria a esperar. Nós nos opomos a estas especulações enganosas e presunçosas a solene verdade de que Deus é imutável em veracidade e propósito, em fidelidade e justiça "(John Dick, 1850).

Comment on this post

About this blog

PAZ SALMO 133