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25 Oct

O CAMINHO DA SANTIDADE

O Caminho da Santidade

Por Jonathan Edwards, 1722

"A estrada vai estar lá, que será chamado Caminho de Santidade . Os impuros não passarão por ele, mas será para aqueles que andam nesse caminho;. os insensatos não o tomarão ele Sem leão vai estar lá, nem qualquer animal feroz subirá a ele, não vai ser encontrada lá Mas só os remidos andarão por ele. ". Isaías 35: 8-9

. Observação 1 Observe no nosso texto o assunto falado, ou seja, o caminho da salvação: "A estrada vai estar lá." Esta estrada é o caminho comum e apenas para o céu, para o caminho para o céu é apenas um. Não há quem nunca chegar ao céu, exceto eles andam assim: alguns homens não ir para o céu de uma maneira e outros de outra, mas é uma estrada que está sempre viajou por aqueles que obtêm o céu.

É o mesmo caminho estreito que Cristo nos fala. Alguns não vão para o céu em um amplo caminho, e outros em um estreito ; alguns em um fácil e outros em um difícil caminho; alguns em forma de abnegação e mortificação, e outros de uma forma de gozo de seus desejos e prazeres pecaminosos; alguns até a colina e outros para baixo, mas o caminho para o céu é o mesmo, e é a estrada que se fala aqui. Há apenas uma rodovia ou estrada comum, e não por-caminhos que alguns poucos vão para o céu, em como exceções do resto.

Se buscamos sempre tão diligente, jamais descobrir uma maneira mais fácil para o céu do que a que Cristo nos revelou. Não podemos encontrar uma maneira mais ampla, mas se formos para o céu, o caminho é tão estreito que devemos esfregar difícil conviver e pressione para a frente. O reino dos céus deve sofrer violência; deve-se levar pela força, ou então ele nunca vai ser levado a todos. Se nós não formos pelas pisadas do rebanho, nunca mais encontrar o lugar onde Cristo alimenta, e onde ele faz o seu rebanho para descansar ao meio-dia.

Parece que a forma como se fala aqui é o caminho da salvação, até o último versículo do capítulo. Ao falar desta maneira, diz-se, "os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião", etc "Zion" é a denominação comum de que, no Antigo Testamento, a igreja tanto militante e triunfante é significado.

. Observação 2 Nas palavras observar a natureza sagrada da forma descrita: primeiro, o nome pelo qual é chamado de "o caminho da santidade"; "E ele será chamado o caminho da santidade." Em segundo lugar, a santidade daqueles que viajam nele, e sua pureza daqueles que são impuros, ou profano; "O imundo não passará por ele." Nenhuma pessoa ímpios nunca viajar neste caminho da santidade. Para a mesma finalidade é o versículo seguinte: "Não leão deve estar lá, nem animal feroz subirá por, não será encontrado lá." Ou seja, nenhum dos homens ímpios deste mundo, que são como leões ou bestas vorazes mais do que com os homens: em sua fúria ansioso e apetites e afeições más lascivos, ou por sua cobiça insaciável, são como lobos famintos, são violentamente colocada sobre o mundo e vai tê-lo, seja por direito ou por mal. Ou tornar-se como bestas vorazes por suas orgulhosas, invejosas, disposições maliciosos, que é diretamente contrária ao espírito e temperamento cristão. Eles são mais como animais selvagens do que os cristãos, que são injusta e prejudicial, são todos para si e para a satisfação de seus próprios apetites, e não se importam nada para o bem-estar dos outros, seus semelhantes que são do mesmo sangue, faça um deus da suas barrigas - e nele se assemelham tigres e lobos.

"Agora", diz o profeta, "nenhum Tal deve ir por esta estrada para Sião; esses animais impuros e vorazes será encontrado lá Não, mas os remidos andarão por lá, e os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião. . " Este caminho é um caminho de santidade e para não ser contaminado por pessoas más. Que em Apocalipse 21:27 vai servir bem para uma explicação sobre estas palavras; "Nada impuro jamais entrará, nem qualquer um que faz o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro."

DOUTRINA: Unicamente os que são santos - estão no caminho para o céu.

Muitos não são sensíveis o suficiente da necessidade de santidade para a salvação. Todo mundo espera para o céu, mas se todo mundo que esperava para o céu, na verdade, fui lá, o céu estaria cheio de assassinos, adúlteros, perjuros, bêbados, ladrões, ladrões e debauchers licenciosas. Teria sido cheios de toda sorte de maldade e os homens maus, como a terra está cheia de neste dia. Não teria havido aqueles que lá não são melhores do que as feras, uivando lobos e serpentes venenosas; sim, demônios encarnados, como Judas era.

O que um lugar miserável seria o céu ser - se fosse assim! Isso pura, imaculada, luz e glorioso lugar, o templo celestial, seria como o templo de Jerusalém na época de Cristo, um covil de ladrões; eo palácio real do Altíssimo, a metrópole sagrados da criação, seria transformado em inferno. Não haveria felicidade existe para aqueles que são santos. Que horrível, terrível confusão que haveria - se a presença gloriosa de Deus Pai; o Cordeiro de Deus glorificado; ea Pomba Celestial, Espírito de toda a graça e santidade; os imaculados, santos glorificados; e os santos anjos - foram todos misturados com homens maus, bestas e demônios!

Portanto, cabe a todos nós para ser sensível à necessidade de santidade para a salvação; da necessidade de santidade verdadeira, saudável e sincero, interior e espiritual, como vai ficar por nós para sempre e não vai deixar-nos com a morte, que os pecadores não podem ser tão tolo a ponto de alimentar esperanças do céu, a não ser sua intenção imediatamente para definir sobre arrependimento e reforma de coração e vida. Portanto, é isso que estamos agora em cima: para mostrar a necessidade de santidade , e isso devemos fazer nestes três coisas.

I. Mostrar o que a santidade é.

II. Que aqueles que não o têm não estão no caminho para o céu.

III. As razões pelas quais é necessário que seja assim.

I. O que é santidade? vou responder a essa pergunta em três coisas que compreender plenamente a natureza da santidade, que não são em si distintas como tantas partes de santidade, mas a mesma coisa em três luzes diferentes, para nos dar a mais completa compreensão do mesmo.

First. A santidade é a conformidade do coração ea vida a Deus. Tudo o que os homens a aparência exterior pode fazer por suas ações externas, como se fossem santos, mas se ele não procede de uma mais para o interior, caloroso e sincero de santidade dentro, não é nada. Amazias fez o que era reto aos olhos do Senhor, mas não com o coração perfeito [2 Reis 14: 1-20]; tudo o que ele fez não foi agradável a Deus, que sonda os corações e tenta os pensamentos dos filhos dos homens, e deve ser adorado em espírito e em verdade.

E qualquer que seja a santidade podem fingir ter em seus corações, seja qual for dores de carinho hipócrita que possam ter tido, é tudo para nenhum propósito exceto se manifesta na santidade de suas vidas e conversas: Tiago 1: 26-27: "Se alguém dentre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a religião desse é vã A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta -. Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. " E, no segundo capítulo, versículo dezoito: "Sim, um homem pode dizer , você tem fé, e eu tenho obras.: mostre-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras " E nos séculos XIX e XX versos: "Tu crês que há um só Deus; você faz bem - os demônios o crêem e estremecem Mas você vai saber, ó homem vão, que a fé sem obras é morta.?" Então, de que deve haver uma conformidade de ambos coração e vida para Deus, a fim de verdadeira santidade.

A santidade é a imagem de Deus, a sua semelhança, naquele que é santo. Ao ser conformado a Deus não é feito um acordo com ele em sua eternidade, ou infinito, ou poder infinito. Estes são atributos inimitáveis ​​e incomunicável de Deus; mas uma conformidade com a sua vontade, pela qual ele quer coisas que são apenas, à direita, e verdadeiramente excelente e encantador; pelo qual ele quer verdadeira perfeição e da bondade; e perfeitamente abomina tudo o que é realmente mau, injusto e irracional. E isso não é apenas uma vontade , como Deus quer, mas também a fazer como ele faz - em agir de maneira santa e justa e sábia e misericordiosamente, como ele. Deve-se natural, portanto, de ser e, portanto, de agir; deve ser a inclinação constante e nova natureza da alma, e então o homem é santo, e não antes.

Segundo. A santidade é a conformidade com Jesus Cristo. Cristo Jesus está perfeitamente conformado a Deus, pois ele é Deus. Ele é a sua imagem expressa. Agora Cristo está mais perto de nós, em alguns aspectos do que Deus, o Pai, pois ele é o nosso Mediador e é mais imediatamente familiarizado com a gente; João 1:18: "Ninguém jamais viu a Deus a qualquer momento, o Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a ele." Jesus Cristo, ele tem estado conosco em carne e osso e, como um de nós, ele apareceu na forma de um servo, e vimos a sua santidade brilhantemente brilhando em todas as suas ações. Vimos a sua vida santa; nós temos uma cópia tirada, e um exemplo dado por nós.

Agora a santidade é uma conformidade a esta cópia: quem copia depois de Jesus Cristo, depois que a cópia que ele nos colocou e que é entregue a nós pelos evangelistas, é santo. Ele observa que diligentemente a vida de Cristo no Novo Testamento, não precisa ser em uma perda para saber o que a santidade é. Cristo nos manda seguir seu exemplo. Mateus 11:29: "Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas."

Você já leu os quatro evangelhos, e se você não observar a vida de Cristo maravilhosos exemplos de humildade, o amor a Deus, amor à santidade; maravilhosos exemplos de zelo pela glória de Deus; firmeza em resistir às tentações, toda confiança e confiança em Deus, a estrita observância todos os seus mandamentos; casos surpreendentes de condescendência, humildade, mansidão, humildade, amor aos homens, amor aos seus inimigos, caridade e paciência? Ora, esta é a santidade. Quando imitamos Cristo nessas coisas, então estamos santo, e não até então.

Em terceiro lugar. A santidade é a conformidade com as leis e os mandamentos de Deus. Quando todas as leis de Deus, sem exceção, são escritos em nossos corações, então somos nós santo. Se você pode ir junto com David no Salmo 119, onde ele fala do seu amor e prazer na lei de Deus, na sua própria experiência; quando um homem sente de alguma boa medida o que David declara-se a respeito para com a lei de Deus - então pode a lei de Deus ser dito para ser escrita em seu coração. Pela lei de Deus eu quero dizer todos os seus preceitos e mandamentos, especialmente à medida que são entregues a nós no evangelho, que é o cumprimento da lei de Deus. Se você se sentir Sermão de Cristo sobre o Monte gravado nas tábuas de carne do vosso coração, você está realmente santificados.

A nova aliança está escrito nos corações daqueles que são santificados, dos quais o profeta Jeremias fala, 31: 31,33: "Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel ., e com a casa de Judá Porei a minha lei no seu interior, ea escreverei no seu coração, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo ".

Os mandamentos e preceitos que Deus nos deu são todos puro, perfeito e santo. Eles são a santidade de Deus por escrito, e, quando a alma se conforma com eles, eles têm a santidade de Deus em seus corações; II Coríntios 3: 3: "Pois que você está manifestamente declarado ser a carta de Cristo, ministrada por nós, não está escrito com tinta, mas com o espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. " Quando a alma é moldado e moldado de acordo com a imagem de Deus, a exemplo de Cristo, e as regras do evangelho - então ele é santo, e não outra coisa.

II. Aqueles que não têm esta santidade - não estão no caminho para o céu. Aqueles que não são, assim, conformar a Deus, a Cristo, e os mandamentos de Deus - não estão no caminho para o céu e felicidade; eles não estão viajando nessa estrada; a estrada que está em nunca vai trazê-los de lá. Seja qual for esperanças e expectativas que possam ter, eles nunca vão chegar ao céu a não ser que alterar o seu curso, ligue aproximadamente, e orientar para outro ponto; para o caminho é um caminho de santidade, eo imundo não passará por ele. Cristo disse que era mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu, mas ainda assim ele deixou absolutamente possível com Deus que poderia ser; mas ele disse de forma positiva e sem excepção, que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Nenhum, mas aqueles que são santos estão no caminho para o céu, seja qual for profissão que pode fazer, qualquer igreja que eles podem estar em: Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão aproveita nada, mas uma nova criatura.

Quaisquer que sejam os atos externos de religião que pode realizar, no entanto, podem ser atendentes constantes sobre o culto público ou a família, e viver uma vida exteriormente morais; sim, o que é mais, se eles falam as línguas dos homens e dos anjos, se pudessem profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eles têm fé de que eles podem remover montanhas; embora distribua todos os seus bens para sustento dos pobres, e ainda que eles dão aos seus próprios corpos para serem queimados: mas se eles não têm caridade ou piedade - que é a mesma coisa, pois o amor pela caridade tem a intenção de Deus, assim como o homem ; que eles têm e fazer todas essas coisas, mas eles não são nada; eles são como um bronze que soa ou como o címbalo que retine (I Coríntios 13). É bom que deve ser bem convencidos da necessidade mais absoluta e indispensável de uma verdadeira, espiritual, ativa e vital, sim, imortal - a santidade.

III. Vamos agora, em terceiro lugar, dar as razões pelas quais ninguém que não são santas pode estar no caminho para o céu; e por aqueles que nunca são tão nunca pode obter a felicidade dela.

First. É contrário à justiça de Deus - para fazer um homem perverso eternamente felizes. Deus é um Deus de justiça infinita, ea sua justiça (para falar à maneira dos homens) "obriga" a ele para punir o pecado eternamente; o pecado deve ser castigado, os pecados de todos os homens devem ser punidos. Se o pecador mantém seu pecado, e ele não é lavado pelo sangue de Cristo, e ele purificado e santificado e santo - ele deve ser punido para si. Se ele é santificado, seu pecado já foi punido na paixão de Cristo; mas se não, ele ainda continua a ser punidos em sua eterna ruína e miséria; Porque Deus disse que ele é um Deus santo e zeloso, e não inocenta o culpado. Calcula-se entre o resto dos atributos de Deus que anuncia em Êxodo 34: 7 e Números 14:18.

Segundo. É impossível por causa da santidade de Deus, que tudo deve ser unido a Deus e trouxe para o gozo dele -. Que não é santo Agora, é possível que um Deus de infinita santidade, que é perfeito e odeia o pecado com perfeita ódio, que é infinitamente belo e excelente - poderia abraçar em seus braços, uma criatura abominável imundo, um hediondo monstro detestável, mais detestável do que um sapo e mais venenosa do que uma víbora? Então, odioso, base, e abominável - é todo homem não santificado, até mesmo o melhor hipócrita e sepulcros mais pintado de todos eles.

Como é impossível que este deveria ser, que esses seres repugnantes, a imagem do diabo, deve ser unido a Deus: deve ser um membro de Cristo, filho de Deus, ser feliz, no gozo do seu amor e os sorrisos do seu rosto, deve estar em Deus e Deus neles? Por isso, é tão impossível para um profano para ser admitido até a felicidade do céu, como é para Deus para ser transformado em nada. Por isso é tão impossível que Deus ama o pecado, pois é para ele deixar de ser, e é tão impossível para ele a amar um homem mau que não tenha o seu pecado purificado, e é tão impossível para ele desfrutar da felicidade do céu, exceto Deus o ama, para a felicidade do céu consiste no gozo do amor de Deus.

Em terceiro lugar. Seria contaminar o céu ea interromper a felicidade dos santos e anjos. Seria profanar este lugar santo, o Santo dos Santos, e teria medo e aterrorizar os espíritos santificados, e impedi-los de seus êxtases deliciosas de devoção, e seria bastante confundir o sociedade celeste. Como uma pessoa não santificada iria interromper sua felicidade, e preencher essas regiões todo com o mau cheiro repugnante de seu pecado e da imundícia!

Em quarto lugar. A natureza do pecado implica necessariamente miséria. Essa alma que permanece must pecaminosa de uma necessidade da natureza permanecem miseráveis, pois é impossível que deveria haver alguma felicidade, onde uma coisa tão odiosa quanto o pecado reina e tem regra. O pecado é o tirano mais cruel que nunca governou, não busca nada, mas a miséria de seus súditos; como na própria manutenção dos mandamentos de Deus, há grande recompensa, por isso, a própria quebra de há grande castigo.

O pecado é uma confusão lamentável e terrível desordem na alma, em que tudo é colocado fora do lugar, razão pisoteados e paixão avançou em seu lugar, a consciência destronado e concupiscências abomináveis ​​reinante. Enquanto assim for, haverá inevitavelmente ser uma confusão terrível e perturbação na mente; a alma será cheia de preocupações, perplexidades, inquietações, tempestades e sustos, e, portanto, deve ser necessariamente por toda a eternidade, senão o Espírito de Deus coloca tudo em ordem. De modo que, se fosse possível que Deus deseja fazer um homem mau feliz enquanto ele é mau, a natureza da coisa não permitiria isso, mas seria simplesmente e absolutamente impossível.

Assim que dei alguns motivos da doutrina - por isso necessário que aqueles que não são santos não pode estar no caminho para o céu. Muitas outras razões podem ser oferecidas, que o tempo não vai permitir a tomar conhecimento de, neste momento; mas estes só teria sido suficiente para nos certificar que ninguém, mas aqueles que são santos nunca alcançar uma coroa de glória, se Deus não tivesse dito expressamente que sem santidade ninguém verá o Senhor.

APLICAÇÃO

Vamos aplicar esta doutrina em três usos:

em primeiro lugar, de inferência;

segunda, de julgamento ou auto-exame;

terceiro, de exortação.

I. inferência. Se assim é que ninguém, mas aqueles que são santos estão no caminho para o céu, quantas criaturas pobres são lá que acho que eles estão no caminho para o céu que não são? Há muitos que pensam que eles são, sem dúvida, no caminho para o céu, e, sem dúvida, entra lá no passado, que não têm o menor grão de verdadeira santidade, que nenhum manifesto em suas vidas e conversas, dos quais podemos estar certos de que ou eles não têm santidade em tudo, ou o que eles têm é um dormente, inativo tipo-que está em vigor para ter certeza de que não há nenhuma. Há muitos outros que não são tão distintamente e claramente percebido, que não têm nada, mas o que é externo, o shell sem o kernel. Vasta multidão são destes dois tipos.

O que, a miserável condição lastimável é que eles estão - a sair deste mundo para a eternidade incerto, com a expectativa de encontrar-se extremamente feliz e bem-aventurado no mais alto dos céus - e de repente encontrar-se Undeceived, e afundando no poço sem fundo!

II. TRIAL. Se nenhum estiver no caminho para o céu, mas aqueles que são santos, vamos tentar examinar a nós mesmos por esta doutrina para ver paradeiro somos, e ver se estamos ou não no caminho para o céu. Para saber qual o caminho que vamos, se para o céu ou para o inferno; para se pensarmos nos no caminho para o céu, mas está viajando para o lugar de tormento ao mesmo tempo, e continuam enganados, sem dúvida fogo e enxofre nos desiludi! Se nos encontramos no largo caminho da destruição, como ousamos mexa mais um passo. Se queremos saber se somos santos ou não, vamos tentar nos por mais cinco coisas seguintes:

First. Medite sobre a santidade de Deus, e veja se você não pode ver um conformismo, uma imagem em sua mente. Não há semelhança ou comparação em grau-não falar sobre isso, mas ainda não há uma semelhança de natureza entre Deus ea alma do crente ele santa alma, quando se pensa e medita sobre a natureza de Deus, encontra um prazer e deleite, porque há uma afabilidade em sua nova natureza para as perfeições divinas. Se aqueles que se julgam no caminho para o céu, que é profano, entretanto, em seus corações, se comparar a si mesmos e sua natureza para a natureza santa de Deus - uma luz tão gloriosa como a santidade de Deus iria descobrir rapidamente a sua podridão e insalubridade.

Segundo. Veja se você pode ver qualquer semelhança em sua vida para a vida de Cristo. não Supõe-se que nunca qualquer cópia chega perto disso originais, nem nunca será; mas ainda assim eles podem perceber se o mesmo espírito, o mesmo temperamento e disposição, em menor grau - é neles, que foi manifestado por ele a vida ea conversa de Jesus Cristo.

Em terceiro lugar. ? Existe uma afabilidade entre suas almas e da Palavra de Deus A Bíblia é a carta de Cristo, que ele escreveu para nós; Agora, se a mesma epístola também está escrito em nossos corações o que está escrito nas Escrituras, pode ser encontrada por comparação. Você ama a todos os mandamentos de Deus e um respeito a eles em suas ações? É o prazer de obedecer e ouvir a vontade de Deus? Você obedecê-las de escolha? É o que você escolheria fazer se Deus não havia ameaçado punir a violação deles?

Em quarto lugar. Você acha que por uma comparação de uma imagem e afabilidade entre seus corações e vidas, e os corações e as vidas desses homens santos que temos a certeza eram tais pela Palavra de Deus? você anda com Deus como Enoque fez, ou distinguir-se por sua piedade no meio de exemplos perversos - como fez Noé? E quando você lê a vida de Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e os profetas, que a santidade é atraído para a vida, você pode visualizar de forma exata a imagem descobrir se você não tem a raiz da questão em si, ainda que seja mais obscuro em você do que neles. Quando lemos os Salmos de Davi, podemos ver claramente que a santidade de Davi era, por esse espírito que se respira lá. Quando lemos as epístolas dos apóstolos, podemos saber o que é um verdadeiro espírito evangélico - e se esse espírito reina em nossas almas.

Quinto. Você em uma medida imitar os santos e anjos no céu? Passam sua existência para a glória de Deus; eles o amam acima de todas as coisas, estão encantados com as belezas de Jesus Cristo, inteiramente ameis uns aos outros - e odiar o pecado. E aqueles que são santos na terra também têm uma semelhança e imitação deles - são de um temperamento celestial, das vidas celestes e conversões.

III. EXORTAÇÃO. exortar a todos à santidade. Você já ouviu falar que a santidade é e da necessidade de que, a absoluta necessidade, a fim de escapar do inferno; o que devemos ter ou morrer para sempre, deve ser sempre abandonado. Agora, nada é tão necessário para nós, como a santidade; outras coisas podem ser necessários para descobrir nesta vida, e as coisas que são necessárias homens vão se esforçar para com todas as suas forças, se há uma probabilidade de obtê-los. Quanto mais é que depois de ser procurado, sem os quais devem se saem infinitamente pior do que morrer dez mil mortes!

Este motivo é suficiente, sem qualquer outro; para o que pode ser um motivo maior do que necessidade? Mas, além disso, se não fosse necessário, a natureza amável e excelente disso. é o suficiente para torná-lo digno a busca mais sério depois.

A santidade é a mais linda, coisa linda. Homens tendem a beber em noções estranhas de santidade, desde a sua infância, como se fosse uma coisa triste, sombrio, amargo e desagradável. Mas não há nada nele, mas o que é doce e encantador ravishingly. É a mais alta beleza e amabilidade, muito acima de todas as outras belezas. É uma beleza divina, faz a alma celeste e muito mais puro do que qualquer coisa aqui na terra-este mundo é como lama e sujeira e contaminação em comparação com a alma, que é santificado. É de natureza doce, adorável, delicioso, sereno, calmo e quieto. É quase demasiado alto a beleza para qualquer criatura a ser adornadas com; torna a alma uma imagem do bendito Jeová pouco, amável, e delicioso. Como podem os anjos estão com olhos satisfeitos, encantados, e encantado, e olhar e olhar com sorrisos de prazer sobre essa alma que é santo!

Santidade cristã é antes de todas as virtudes pagãs, de natureza mais brilhante e puro, mais sereno, calmo, pacífico, e deleitosa. O que uma calma doce, o que é um calmo êxtase - que ele traz para a alma! Do que um manso e humilde natureza é a verdadeira santidade; como pacífica e tranquila. Como isso muda a alma, e torná-lo mais puro, mais brilhante, e mais excelente do que os outros seres!

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